Foi aproveitando o que atribui a um dom inato, que Glaucia Cabral encontrou sua vocação profissional e abriu o próprio negócio. A Central de Sobrancelhas já completa três anos e a inauguração de uma filial, em Santa Maria, como o primeiro salão especializado em design de sobrancelhas na cidade e na região. Parte das clientes fiéis já conta mais de dez anos "nas mãos" de Glaucia. O segredo para achar o desenho que combina com cada pessoa e que técnica deve ser adotada para corrigir falhas e tornar os olhares mais marcantes é, segundo a própria Glaucia, um senso estético que vai além do que os cursos ensinam. Combinando a experiência com noções de gestão, a empreendedora vem ampliando o negócio e vendo a clientela crescer.
Desde adolescente, a jovem se intrigava com o contorno padronizado e com pouca harmonia que algumas pessoas adotavam para a própria sobrancelha. E então ela foi se oferecendo a tirar, gratuitamente, os pelos excedentes de parentes, vizinhas e, mais tarde, das clientes do salão de beleza da própria mãe.
- Eu não conseguia aceitar que todo mundo tinha que ter sobrancelha fininha. Cada rosto tem um traço que fica bem. Aos poucos eu vi que as pessoas voltavam e pediam para eu fazer de novo, então comecei a cobrar R$ 1 pelo serviço, e fui aumentando aos poucos - conta Glaucia.
Além de aprender a encontrar o formato certo para cada cliente, Glaucia percebeu que havia falhas que só a pinça e, mais tarde, os fios usados na depilação egípcia, não podia consertar. Então guardou dinheiro e esperou completar 18 anos para ir a São Paulo fazer um curso de maquiagem definitiva.
- Depois disso, pude ampliar a atuação e fui procurando outros cursos dessa área, inclusive com professores do Exterior. No contato com os colegas de outros Estados, fiquei sabendo que em cidades como Rio e São Paulo já existiam centros para cuidar da sobrancelha. Então decidi abrir o meu - relata.
Desafio para atender mais é garantir qualidade
Nos primeiros anos, Glaucia trabalhou sozinha e, aos poucos, começou a contratar funcionárias e treiná-las. Agora, até dá cursos em Porto Alegre e outras cidades. Neste ano, foi aberta uma filial em Camobi. Mas o crescimento está condicionado à capacitação da equipe que, às vezes, demora. Enfrentar esse tipo de desafio é inerente ao empreendedorismo, por mais talentoso que o profissional seja, pondera o técnico do Sebrae regional de Santa Maria, Carlos Henrique Karsten Júnior. É necessário transformar o talento em uma empresa, e tomar os cuidados necessários para vê-la crescer.
- A vantagem da empresa de serviços é a presença contínua do empresário no processo de atendimento ao cliente, como é o caso da Glaucia. Isso permite manter a qualidade do serviço prestado.
Um ramo de potencial
O ramo do negócio de Glaucia, a beleza, é um dos que mais cresce no Brasil. Aproveitando esse potencial, e também o fato de o país concentrar o terceiro maior consumo de produtos de beleza, Glaucia investiu em marcas próprias para produtos que costumava indicar para as clientes. Os cosméticos complementam e ajudam a manter o trabalho feito no salão e ainda fortalecem a marca. Assim, por meio de parcerias com fabricantes de São Paulo e também de Santa Maria, a Central de Sobrancelhas já rotula lápis para sobrancelhas, sérum, que serve para estimular o crescimento dos pelos, tônico facial e rímel incolor.
Investir na marca própria deve ser um passo planejado, conforme o técnico do Sebrae Carlos Henrique Karsten Júnior. Seguindo esses passos, o incremento no faturamento é garantido:
- O uso de marca própria vem crescendo no setor de beleza. Porém deve ser utilizado depois de algumas reflexões: o nome já é reconhecido pela qualidade? Vou conseguir traduzir isso no produto? Qual será o posicionamento de preço em relação à concorrência ou outros produtos que vendo em minha empresa?
- Em Santa Maria, as pessoas são muito cui"